sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Isto é o que pensam do povo brasileiro



Nosso país é tido como uma nação de terceiro mundo. É bem verdade que existe uma expectativa mundial para que deixe este nível devido às mudanças econômicas significativas que vem ocorrendo. Uma nação emergente é o título que temos mas me impressiona e deixa indignado à capacidade que alguns líderes de diversas instâncias de interpretar o povo brasileiro e de terceiro mundo como um povo idiota e sem poder de raciocínio. Nos deparamos diariamente com uma novela em que o trabalhador brasileiro é sempre a mocinha pobre, muito pobre e indefesa, porém o galã salvador nunca chega.

Pois bem, uma vez que somos tomados como idiotas e sem conteúdo sempre que se tem uma oportunidade vamos ao fato que desejo comentar: Tem sido noticiado a algum tempo a polemica atitude de Fábio Luiz, filho do presidente Lula, de viajar com um grupo de 15 amigos em um avião da FAB. Parece-me obvio que os impostos recolhidos no Brasil não são destinados a proporcionar comodidade ao “Junior” do Lula. O que ridicularizou toda a questão nesta quinta foi à declaração da presidência quanto ao ocorrido: “A possibilidade de o presidente convidar pessoas para deslocamentos em aviões oficiais baseia-se em uma prerrogativa tradicionalmente exercida no Brasil. Foi assim em governos anteriores e tem sido assim no atual”. A declaração é ridícula mas, sobre tudo subestima a inteligência de qualquer brasileiro. Um erro que ocorre a todo este tempo é considerado normal pela presidência que não admite o ultraje e o justifica como um hábito, um hábito cultural. Talvez seja este o problema dos governantes: a pilantragem e o fato de ganhar dinheiro prejudicando a outros já ocorre a tanto tempo que se transformou em hábito. No próximo ano teremos demonstrações públicas e gratuitas de canalhices dos políticos que se preparam para suas candidaturas, muitas delas já confiantes na vitória devido a uma cesta básica entregue ou por uma pracinha reformada. Isto sim é cultural.

Sinto-me roubado, não existe outra palavra. Cultural é o fato de sermos prejudicados em todo o tempo e não nos pronunciarmos quanto a isto. Cultural é um presidente usar seu cargo para conseguir benefícios, como tem feito com a pré-campanha da ministra Dilma. Cultural é o preconceito, o descaso na área da saúde e educação. O uso de verbas públicas a benefício próprio não é cultural, é canalhice mesmo. O curioso é que somente o jornal O Globo inseriu esta informação na capa de sua publicação de hoje. Por que será?

0 comentários:

Postar um comentário

Já agradeço o seu coments. Se ajudou ou dispertou seu interesse o lugar é este.