quinta-feira, 7 de maio de 2009

O Brasil é um país que não quer educação

Olhe para a educação que temos hoje no Brasil. Examine cada aluno, seja do ensino fundamental ou médio da rede pública que você conhece e me responda: Como andam os alunos e a educação do Brasil?

Cotas raciais, belos descontos em formas de bolsas, Prouni. Você realmente acredita que estes recursos, criados até com uma intenção admirável primeiramente, vão resolver o problema de anos e que se mostra “calcificado”?

Entendo que alguém que estudou em escolas públicas, sem acesso a um nível excelente de ensino fica sempre atrás. Vez por outra encontramos talentos que conseguem romper estes “limites” e se destacam mas não representam alguma porcentagem considerável do todo. A verdade é que a classe pobre, ao pé da letra é uma classe menos favorecida e depende sempre de uma “ajudinha” para conseguir acesso as coisas, haja vista o polêmico caso de cotas, capaz de colocar alguém em uma universidade pública, mesmo sem nenhuma condição, apenas por sua cor de pele. Eu sou a favor das cotas, não se enganem comigo. Acredito que elas resolvem em curtíssimo prazo o problema. Minha pergunta é: até quando elas serão necessárias? Quando será o dia em que todos os negros do país terão uma base educacional nos ensinos fundamental e médio tão boa que não precisará de um favor pra fazer um nível superior?

Eu realmente não entendo. Nosso país visa os lugares mais altos da economia mundial. Vivemos um momento de glamour com os EUA e “o cara” pensa em emprestar dinheiro ao FMI. Isto é realmente uma coisa muito boa mas não podemos ficar alheios aos problemas internos que passamos e a educação hoje é precária. Não se esqueçam que os médicos, economistas e presidentes de amanhã são os estudantes de hoje.
Ano da França no Brasil, muito legal. Admiro este país e tenho um sonho de um dia estudar a língua mas porque não fazer também um ano da educação no Brasil? Porque não se nota esforços das autoridades para a melhoria deste sistema? Parece que tudo é mais importante que a educação, menos durante as campanhas eleitorais e não venha com esta história de que foi prometido e realizado o fim da aprovação automática porque ela tem a mesma intenção das cotas. Acabar com ela é o correto mas sem resolver a natureza do problema é covardia e o que mais temos visto são atos de covardia no Brasil.

“Eu tenho um sonho”. Só espero não morrer antes de vê-lo se cumprir. Ou a sociedade se posiciona quanto a esta questão, que atinge diretamente todas as áreas do país, inclusive dentro de nossas casas ou teremos que viver a sombra de outros para sempre e esperar um progresso que nunca virá.


----------------------------------------------------------------


Eu indico:

“Canal Futura. O canal do conhecimento”. Com este tema o Futura tem trazido realmente o conhecimento ao povo brasileiro, fazendo a sua parte como agente formador.

Percebe-se em cada programa e em cada chamada o compromisso que foi assumido pela Fundação Roberto Marinho e por seu patrono de levar instrução, entretenimento e conscientização ao povo brasileiro. Seus programas abordam temas super atuais, polêmicos e sempre com uma perspectiva positiva. Destaco os programas Mundo.doc, Sala de Notícias e Globo Ciências.

Acesse o site www.futura.org.br para conhecer mais sobre este projeto de sucesso. Este eu indico.


1 comentários:

Rachel Mendes disse...

Tah me saindo melhor que encomenda hein?! Tah escrevendo mto bem...gostei!! Ainda vou te ver no Jornal nacional!!!rsrs
Bjooooo Moreco!!!

Postar um comentário

Já agradeço o seu coments. Se ajudou ou dispertou seu interesse o lugar é este.